
A retomada
das obras de duplicação do trecho da BR 153 que liga Aliança do
Tocantins a Anápolis (GO) foi o principal assunto discutido entre o
governador Marcelo Miranda e o diretor-geral da Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos de Macedo, em reunião
realizada nesta terça-feira, 13, em Brasília.
Acompanhado pelos deputados federais
César Halum (PRB), Lázaro Botelho (PP) e pelo secretário de
Representação do Estado em Brasília, Renato de Assunção, o governador
defendeu a relevância da obra para o escoamento da produção e para a
movimentação da economia nessa região do Estado.
“É interesse do Estado ver a retomada
dessa obra, que consideramos tão importante para o desenvolvimento da
região e também pela oportunidade de geração de novos empregos. Esse é o
nosso maior pleito: discutir condições viáveis para que a BR 153 receba
o tratamento que merece”, disse Marcelo Miranda.
A obra está paralisada desde maio deste
ano devido a problemas com a empresa para a qual foi concedida a
concessão. Recentemente, empresários do Tocantins e Goiás passaram a
reivindicar junto ao governo federal uma solução para a retomada das
obras.
O trecho total tem 637 km, sendo que 160
km estão no Tocantins. Além de ampliar a capacidade de escoamento da
produção do Estado, a obra e os serviços prestados pela concessionária
geram empregos na região, movimentam a economia e melhoram a segurança
dos usuários.
Ferrovia Oeste-Leste
A Ferrovia Oeste-Leste, projeto que
integrará a Ferrovia Norte-Sul ao Porto de Ilhéus, na Bahia, também foi
assunto do encontro. Para o trecho que liga Figueirópolis (TO) a
Barreiras (BA), serão necessários investimentos na ordem de
aproximadamente R$ 5 bilhões. A ANTT informou que está analisando o
modelo de concessão para o lançamento de um edital até o próximo ano. (Jaciara França-Secom).


